A Energia Renovável, a Mobilidade Eléctrica, a Eficiência Energética, a Construção Sustentável e as Smart Grids são os grandes temas que Portugal apresenta a partir de segunda-feira, 17 de Janeiro, na World Future Energy Summit (WFES) 2011, um dos maiores encontros mundiais sobre energia, sustentabilidade e inovação, que decorre até 20 de Janeiro em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos.
Portugal está representado no WFES 2011 por dez empresas pioneiras nas áreas referidas: EDP, Efacec, Martifer Solar, Grupo Amorim, Janz, Tekever, Novabase, Eneida, Instituto da Soldadura e Qualidade e Solar Plus, que vão promover o que de mais inovador tem vindo a ser desenvolvido no país, bem como exportar o seu “know-how” nacional.
O principal objectivo desta participação é o de promover as tecnologias, bens e serviços energéticos de carácter inovador, tirando partido da imagem e investimento de Portugal na Eficiência Energética e Energias Renováveis resultantes da implementação da Estratégia Nacional para a Energia (ENE) 2020.
A aposta de Portugal nas energias renováveis, através da ENE 2020 que foi aprovada em Março de 2010, é já reconhecida por entidades internacionais como um exemplo a seguir. A sua implementação permitiu, no passado ano, reduzir as importações de energias fósseis em cerca de 800 milhões de euros e contribuir para o equilíbrio da balança comercial do país através de mais de 400 milhões de euros exportados em equipamentos associados às renováveis.
A ENE 2020 tem também contribuído para a criação média anual de 7 mil empregos, sobretudo no interior do país, através da instalação de centros produtores, promovendo ainda a qualidade ambiental, já que em 2009 Portugal emitiu apenas 7,4 toneladas de CO2 per capita, um dos valores mais baixos da União Europeia.
Fonte: Orio
Nenhum comentário:
Postar um comentário