Uma pesquisa realizada pelo Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), da FIA (Fundação Instituto de Administração), tentou identificar as carreiras mais promissoras e onde estarão as oportunidades de negócios para empreendedores considerando o horizonte até 2020.
A pesquisa, chamada de Carreiras do Futuro mostra uma ideia do que será o mercado de trabalho do futuro. Segundo a professora Renata Spers, da Profuturo, com as seis carreiras apontadas na pesquisa é possível analisar que a crescente inovação, a busca pela qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente estarão entre os fatores mais relevantes no aprimoramento das carreiras mais promissoras. Os negócios em expansão estarão no setor de serviços, em áreas como saúde e qualidade de vida, turismo e lazer, alimentação, serviços para a terceira idade e consultorias especializadas – tais como sustentabilidade, desenvolvimento de carreira, consultoria pessoal e planejamento financeiro.
Conheça e se aprimore
A professora Renata Spears ressalta que a inovação será um fator cada vez mais crítico para a competitividade das empresas, colocando ênfase no desenvolvimento tecnológico, na educação e na busca por outros conhecimentos.
Gerente de Eco-Relações
Apontada por 72% dos entrevistados
Profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.
Chief Innovation Officer
Apontada por 67% dos entrevistados
Interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.
Gerente de Marketing e-Commerce
Apontada por 46% dos entrevistados
Gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.
Conselheiros de Aposentadoria
Apontada por 39% dos entrevistados
Profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.
Coordenador de Desenvolvimento da Força
de Trabalho e Educação Continuada
Apontada por 35% dos entrevistados
Coordenador responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.
Bioinformationists
Apontada por 34% dos entrevistados
Cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.
Fonte: Diário de Canoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário