quinta-feira, 26 de maio de 2011

Venda de PC recua mas Apple sobe

As vendas de PC na Europa estão a recuar, com a generalidade das marcas a perder volume e quota de mercado, mas com a Apple em contra-corrente a crescer 10%.

Os dados do Gartner Group, relativos ao primeiro trimestre de 2011, e que não incluem os tablet PC, revelam que o mercado da Europa Ocidental recuou 17,8% em relação a igual período do ano anterior.
O destaque entre os cinco maiores fabricantes vai para a Apple, que destronou a Toshiba, sendo agora a 5.ª marca mais vendida na Europa Ocidental. A Apple foi a única empresa a ver as vendas de PC subir (10%) e o segmento de portáteis a aumentar 32%. A HP continua a ocupar a primeira posição, apesar da quebra de 25% no segmento de PC portáteis.
A Acer (2.ª posição) e a Dell (3.ª posição) também apresentaram performances abaixo da média do mercado. As vendas recuaram respectivamente 29,9% e 22%. As vendas da Asus recuaram 12,2%. “O mercado não recuava desde o segundo trimestre de 2009″, refere Meike Escherich, analista do Gartner. “A fraca performance deve-se ao excesso de inventário acumulado no final do quarto trimestre de 2010 em muitos países da região. O excesso de inventário só foi ligeiramente reduzido, e a procura estabilizou. O crescimento sazonal foi também mais fraco do que previsto, assinalando que a tendência de quebra a que assistimos no final de 2010 se continuou a sentir no primeiro trimestre de 2011.
O Gartner, que não inclui os tablet PC neste estudo, acrescenta que na Europa Ocidental os consumidores continuam a adiar o investimento em PC ou estão a optar por outros
equipamentos como os tablet PC. Estas duas tendências levaram ao alargamento do ciclo de vida dos PC.
As vendas de PC aos particulares caíram 25% numa base anual com o segmento de mini-notebooks a ser particularmente afectado. No mercado empresarial a queda foi de 8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário