As vendas de PC na Europa estão a recuar, com a generalidade das marcas a perder volume e quota de mercado, mas com a Apple em contra-corrente a crescer 10%.
Os dados do Gartner Group, relativos ao primeiro trimestre de 2011, e que não incluem os tablet PC, revelam que o mercado da Europa Ocidental recuou 17,8% em relação a igual período do ano anterior.
O destaque entre os cinco maiores fabricantes vai para a Apple, que destronou a Toshiba, sendo agora a 5.ª marca mais vendida na Europa Ocidental. A Apple foi a única empresa a ver as vendas de PC subir (10%) e o segmento de portáteis a aumentar 32%. A HP continua a ocupar a primeira posição, apesar da quebra de 25% no segmento de PC portáteis.
A Acer (2.ª posição) e a Dell (3.ª posição) também apresentaram performances abaixo da média do mercado. As vendas recuaram respectivamente 29,9% e 22%. As vendas da Asus recuaram 12,2%. “O mercado não recuava desde o segundo trimestre de 2009″, refere Meike Escherich, analista do Gartner. “A fraca performance deve-se ao excesso de inventário acumulado no final do quarto trimestre de 2010 em muitos países da região. O excesso de inventário só foi ligeiramente reduzido, e a procura estabilizou. O crescimento sazonal foi também mais fraco do que previsto, assinalando que a tendência de quebra a que assistimos no final de 2010 se continuou a sentir no primeiro trimestre de 2011.
O Gartner, que não inclui os tablet PC neste estudo, acrescenta que na Europa Ocidental os consumidores continuam a adiar o investimento em PC ou estão a optar por outros
equipamentos como os tablet PC. Estas duas tendências levaram ao alargamento do ciclo de vida dos PC.
equipamentos como os tablet PC. Estas duas tendências levaram ao alargamento do ciclo de vida dos PC.
As vendas de PC aos particulares caíram 25% numa base anual com o segmento de mini-notebooks a ser particularmente afectado. No mercado empresarial a queda foi de 8%.
Fonte: Oje – o Jornal Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário