O serviço rara.com estreia hoje. Disponibiliza 30 milhões de música, mas o destaque vai para a experiência de utilização.

O rara.com abriu hoje nos Estados Unidos e em mais 15 países europeus. Portugal não foi um deles, mas, em declarações à Exame Informática, Gareth Carter da rara.com garantiu que a empresa está apostada em lançar o serviço no nosso país no início de 2012.
O mesmo responsável é da opinião que o fator mais diferenciado do novo serviço é a experiência de utilização, já que a interface foi criada para apelar a quem gosta de música mas que não conhece necessariamente o mundo da música. É por esta razão que o ecrã principal do serviço Web apresenta opções como playlists baseadas no estado de espirito do utilizador ou recomendadas pela equipa do rara.com. Também são recomendadas músicas de acordo com o histórico do utilizador. No entanto, continua a ser possível fazer pesquisas de modo tradicional, como pelo nome do artista ou do álbum.
É ainda disponibilizada informação contextual como as bibliografias dos interpretes e músicas relacionadas com a música que está a ser reproduzida. O utilizador pode ainda criar playlists pessoais, que vão poder ser partilhadas com outros utilizadores a partir do início do próximo ano.
O serviço também já está disponível para a plataforma Android, devendo chegar aos dispositivos iOS no início de 2012. Nestes dispositivos é possível fazer cache das músicas, para que possam ser reproduzidas offline, opção que não está disponível na versão baseada em browser.
O custo do serviço puramente Web é de 4,99 euros por mês, sendo que há um período de "degustação" de três meses com um custo de 99 cêntimos/mês. O preço sobe para 9,99 euros/mês na versão com suporte para as plataformas móveis (1,99 euros/mês nos primeiros três meses). A demonstração do serviço decorreu no âmbito de uma apresentação à imprensa da HP, marca que vai disponibilizar o rara.com pré-instalado e personalizado em futuros PCs.
Fonte: Exame Informática
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