![]() |
Foto: José Dionísio/Montagem iG |
Os executivos de várias partes do mundo acreditam que, atualmente, a falta de capacidade de inovar, o aumento da concorrência e possíveis danos à reputação da marca representam um risco maior aos negócios do que a elevação dos preços das commodities.
Em uma pesquisa realizada pela Aon Risk Solutions, empresa de gestão de riscos, a preocupação com os preços das commodities caiu para o oitavo lugar na lista dos 10 maiores riscos enumerados pelos executivos de 960 organizações, de 52 países.
Na pesquisa anterior, realizada em 2009, a elevação dos preços das commodities havia ficado em quinto lugar entre os maiores riscos aos negócios, na visão dos executivos.
A incapacidade de inovar figura em sexto lugar na lista, e entrou neste ano no ranking das principais preocupações dos líderes empresariais.
A preocupação com possíveis danos à reputação das empresas e das marcas saltou de 6º para 4º no rol das maiores ameaças. Essa mudança pode ser interpertada com uma resposta ao avanço das redes sociais, que deixaram as marcas e as empresas mais expostas à opinião de seus consumidores.
Neste ano, os executivos também passaram a considerar a pane dos sistemas de tecnologia um problema mais grave, passando a incluí-lo entre os 10 maiores riscos.
“Durante a recessão econômica, muitas organizações diminuiram seus gastos em tecnologia da informação e congelaram as contratações. Hoje, os líderes estão percebendo que as organizações devem começar a reinvestir em áreas fundamentais se quiserem sobreviver e prosperar”, afirma a Aon, em um comunicado.
Mas os dois principais riscos para os negócios ainda continuam sendo a desaceleração da economia mundial e as mudanças regulatórias e legislativas – nessa ordem. Os dois tópicos foram os mais citados tanto em 2009 quanto em 2011.
O aumento da concorrência passou a ser a terceira maior preocupação dos executivos, posição que, em 2009, era ocupada pela interrupção dos negócios.
Veja a lista com os maiores riscos aos negócios2009 2011
1º Desaceleração econômica Desaceleração econômica
2º Mudanças regulatórias Mudanças regulatórias
3º Interrupção dos negócios Aumento da concorrência
4º Aumento da concorrência Danos à reputação / marca
5º Preços das commodities Interrupção dos negócios
6º Danos à reputação/ marca Incapacidade de inovar
7º Fluxo de caixa / risco de liquidez Incapacidade de atrair/reter talentos
8º Falhas na cadeia de abastecimento Preços das commodities
9º Dívidas de terceiros Falhas na tecnologia / sistema
10º Incapacidade de atrair/reter talentos Fluxo de caixa / risco de liquidez
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário