As vendas de leitores eletrônicos de livros digitais, os chamados e-readers, cresceram quase 80% em 2010 e devem chegar ao total de 6,6 milhões de unidades, de acordo com estudo global divulgado pela consultoria Gartner. No ano passado, foram vendidos 3,6 milhões de aparelhos.
O mercado deve crescer ainda mais em 2011: as vendas devem passar de 11 milhões de unidades, o que representará um crescimento de 68,3% em relação a 2010. “O mercado de e-readers conectados cresceu muito nos últimos dois anos, impulsionado pelas vendas do leitor da Amazon, principalmente na América do Norte”, diz Hugues De La Vergne, analista de pesquisas da Gartner.
A Amazon, Barnes & Noble e a Sony dominam o mercado de e-readers, mas a liderança pode estar ameaçada. Segundo o Gartner, novos concorrentes podem apresentar aparelhos de baixo custo subsidiado por operadoras de telefonia. Empresas como HP e Dell também tentam se consolidar fortemente no mercado de dispositivos móveis.
Segundo a consultoria, apesar de a América do Norte continuar sendo a líder em vendas de e-readers até 2014, a Europa Ocidental e região da Ásia serão os principais mercados em expansão. O mercado na América do Norte deve continuar crescendo em torno tablets, como o iPad.
Os e-readers conquistaram um espaço no mercado por causa de sua portabilidade, pela bateria de longa autonomia, tecnologia utilizada nas telas e-ink, apesar de algumas serem monocromáticas, e preço. Já os tablets, que também podem ser usados como leitores eletrônicos, representam uma ameaça aos leitores eletrônicos, pois suportam aplicativos e vídeos. Eles são compatíveis com revistas digitais, versão online de jornais e possuem tela colorida com melhor resolução.
Para ganhar mercado, de acordo com o Gartner, os fabricantes de e-readers terão que oferecer preços mais baixos comparados aos dos tablets. “Poucos consumidores comprarão um tablet e um leitor eletrônico”, diz Allen Weiner, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
Fonte: Tecnologia IG
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